Entre os meses de maio e junho, deste ano, a Secretaria de Assistência Social (SAS), por intermédio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), com o apoio do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), realizaram a primeira grande etapa da Caravana Suas 2024 – a Caravana do Sistema Único da Assistência Social, de Pernambuco. Foram sete polos visitados de todas as regiões de desenvolvimento do estado, com a participação de 92 municípios e cerca de 700 pessoas recebendo formação para melhor atuar no SUAS em suas redes de atendimento local. A segunda e última etapa iniciou em Jaboatão dos Guararapes dia 18 de julho e finaliza em Cupira no dia 01 de agosto.
O Primeiro polo a receber a Caravana SUAS foi o da Mata Sul, no dia 09/05. O município de Catende acolheu os/as trabalhadores/as da assistência e gestores/as dos municípios circunvizinhos. O representante da Secretaria de Assistência Social de Catende, João Pedro Silva, disse que foi uma honra ser o município que a Caravana deu seu pontapé inicial. “É uma grande satisfação ser o município que deu o pontapé da Caravana SUAS, que tem uma importância grande para todos os municípios. As temáticas abordadas nas oficinas foram pensadas de uma maneira esplendida para que de fato atenda e contemple as nossas necessidades”, afirmou João Pedro. Quem concorda com João sobre a importância das oficinas é a coordenadora da Assistência Social de Palmares , Bruna Letícia. “Superou às expectativas. Veio acrescentar muito, nos enriquecer como profissionais e trabalhadores do SUAS”, diz Bruna.
De acordo com a secretária Executiva da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), Andreza Pacheco, o processo formativo da Caravana tem um objetivo maior que é trabalhar com a intersetorialidade. “A gente sabe que no município tudo vai cair na secretaria de assistência. A gente precisa discutir essas políticas intersetoriais, pra que se consiga alcançar uma reflexão maior e atender o nosso usuário final com mais qualidade”, explica Andreza. Para o secretário de Assistência Social de Vicência, Humberto Santana, a Caravana proporciona momentos de trocas de experiências e é um espaço democrático. “A gente se sente muito bem em tá participando de um momento como esse. É um espaço democrático onde a gente vem fazer troca de experiências e buscar conhecimentos para que possamos aplicar a política da melhor forma e para que ela chegue as pessoas que mais precisam que são aquelas que estão à margem da sociedade”, pontua Humberto.
Nessa primeira grande etapa os sete polos que acolheram a Caravana SUAS 2024 foram: Catende, Vicência, Limoeiro, Trindade, Lagoa Grande, Serrita e Belém do São Francisco. Das Matas aos Sertões os encontros regionalizados de apoio técnico aos municípios, proporcionados pela Caravana, coloca em debate as diversas áreas de atuação do SUAS, levando aos municípios diversas ferramentas e orientações para o desenvolvimento dessa política na base. “Eu me sinto extremamente feliz enquanto funcionária da rede SUAS do nosso município. Nós não tínhamos esse suporte. É a primeira vez que a gente recebe, um secretário de Estado, nesses três anos e meio que eu estou na Secretaria. Isso me deixou muito feliz, ele está sentado ao nosso lado, tratando de problemas do nosso cotidiano. Uma coisa rara, porque geralmente quem tá em cargo de gestão, sentado num birô não imagina o que tá acontecendo lá na ponta”, observa a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Limoeiro, Flávia Melo.
“Eu acho que a gente vai colher muitos frutos”, acredita o Secretário Carlos Braga e a secretária executiva, Andreza Pacheco avalia como muito positiva essa primeira grande etapa. “A avaliação é positiva demais. A expectativa, a animação dos municípios, a nossa equipe engajada e ainda com esse objetivo de trabalhar a intersetorialidade pra que a gente consiga mostrar que a política pública só crescer quando a gente consegue sair das caixinhas. Ela cresce quando a gente consegue trabalhar enxergando o trabalho do outro”, conclui Andreza. Na Caravana deste ano as secretarias executivas de Políticas sobre Drogas e a de Segurança Alimentar e Combate à Fome se somam nesta jornada que segue até agosto.
Números da primeira etapa da Caravana SUAS 2024
Polos visitados: 07
Municípios participantes: 92
Público presente: cerca de 700 pessoas
Profissionais envolvidos: cerca de 70