ACESSUAS

Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho
O que é
O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) tem como objetivo promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.
A Constituição Federal e a Lei Orgânica da Assistência Social elecam a promoção da integração ao mercado de trabalho como objetivo da política pública de assistência Social.
A iniciativa proposta pelo Governo federal, realizada em parceria com as secretarias de assistência social dos municípios, realiza ações de articulação de políticas públicas, de mobilização, sensibilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para oportunidades de inclusão produtiva existentes em seus municípios, com acompanhamento e apoio das equipes do programa e dos serviços da assistência social.
Público do Programa
O Acessuas é destinado à população em situação de vulnerabilidade social com idade de 14 a 59 anos, sendo, proritariamente, usuários dos serviços, programas e projetos de transferência de renda socioassistenciais.
Metodologia
O atendimento é feito através de ciclos de oficinas que devem preparar os participantes para traçar objetivos coletivos e individuais e desenvolver competêncais interpessoais e intrapessoais. As atividades acontecem nos formatos de roda de conversa, dinâmica e palestras. Os ciclos contemplam de quatro a oito oficinas que acontecem, no mínimo, uma vez por semana com duração de 90 a 180 minutos. Os momentos reúnem até 25 participantes, que precisam ter frequência mínima de 75%.
O sistema de acompanhamento do Programa Acessuas Trabalho é pelo SIS Acessuas, disponível no www.aplicacoes.mds.gov.br/snas/acessuas/
Painéis Temáticos das Oficinas
- Desenvolvimento de habilidades;
- Aspectos relacionados ao mundo do trabalho;
- Formas de inserção;
- Vivência profissional;
- Mapa de oportunidades/ Projeto profissional
Principais Ações do Programa:
- Articular parcerias com órgãos governamentais e não governamentais para viabilizar o acesso dos usuários às ações, programas e projetos de formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e intermediação de mão de obra;
- Identificar e mobilizar o público prioritário;
- Encaminhar os usuários para outras políticas públicas (de saúde, renda, educação, etc) visando à superação das vulnerabilidades que os impossibilitem o acesso ao mundo do trabalho;
- Mapear as oportunidades presentes nos territórios e encaminhar os usuários;
- Monitorar o percurso do usuário de forma a oferecer o suporte da rede socioassistencial para superação das vulnerabilidades;
- Promover a reflexão crítica quanto às implicações e possibilidades de inserção e permanência em oportunidades e ofertas do mundo do trabalho.