2 min. de leitura
O CREAS Regional Mata Norte realizou ontem (04), uma reunião ampliada com secretários e demais representantes da assistência social dos municípios da região com o objetivo de planejar as ações socioeducativas voltadas ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além das atividades de sensibilização e prevenção ao trabalho infantil. Este ano, o tema da campanha será "Proteger é coisa nossa!".
O resultado inicial da reunião (que contou com representantes de 15 municípios, de um total de 19 da região) foi a montagem de uma agenda de ações com base no calendário social dos meses de maio e junho, com o intuito de atingir todos os municípios da região através de atividades com a Rede e a população.
As ações ofertadas pelo CREAS Regional Mata Norte durante este mês de maio são: Cine CREAS (Exibição de vídeo e discussão sobre a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes), CREAS conta um conto (Contação de histórias com crianças até sete anos, tratando da temática), Jogos dos Direitos (ação pedagógica e lúdica voltada sobretudo para os adolescentes), oficinas temáticas, rodas de diálogos, caminhadas e panfletagens.
Para junho – mês voltado à campanha de enfrentamento ao trabalho infantil – além das ações semelhantes às de maio, foi planejado, em parceria com os municípios, um seminário regional voltado à discussão do tema, envolvendo diversos representantes das redes municipais e estadual que trabalham no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
As ações buscam sensibilizar a população da Zona da Mata Norte e estimular as denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes, bem como promover a garantia de direitos desse público.