“Pernambuco vai cumprir a sua tarefa para garantir o direito à alimentação da população e por isso apoiamos a construção de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida da população”. A afirmação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, durante a abertura da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE), que começou nesta terça-feira (4) até a próxima quinta-feira (6), em Gravatá, no Agreste.
Isaltino garantiu que as demandas e deliberações produzidas durante o encontro serão incluídas no Programa Plurianual do Governo do Estado, de forma a fortalecer as ações de segurança alimentar. O secretário acrescentou ainda que a SDSCJ desenvolve ações nas áreas que dialogam com os setores ligados à garantia nutricional, assim como também fazem as secretarias estaduais de Agricultura (SARA) e de Educação (SEE). Isaltino sugeriu que as deliberações do evento também sejam repassadas aos governos municipais e às câmaras de vereadores para que eles também assumam compromissos com essa pauta.
A 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE) tem como tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade – por Direitos e Soberania Alimentar” e está sendo promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea/PE). Está sendo realizada no Hotel Canariu’s.
Os participantes discutem estratégias de fortalecimento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesans) e propostas para a revisão do 1º Plano Estadual de Segurança Alimentar de Pernambuco, que aponta um conjunto de objetivos e diretrizes. Os resultados e deliberações deverão ser apresentados durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), prevista para acontecer entre os dias 3 e 6 de novembro deste ano, em Brasília (DF).