A SDSCJ através da Secretaria Executiva de Assistência Social – SEASS divulga, por município, as informações da taxa da extrema pobreza. O objetivo é subsidiar os gestores/as e equipe técnica municipal na leitura do território e, consequentemente no planejamento das ações frente ao cenário social provocado pela pandemia.
Estas informações podem ser acessadas na página da vigilância socioasssitencial do estado de Pernambuco através do seguinte link: https://www.sigas.pe.gov.br/pagina/srie-histrica-da-populao-pernambucana-em-situao-de-extrema-pobreza
Este material contém informações desde o ano de 2012. De acordo com o secretário Executivo, Joelson Rodrigues, é uma oportunidade para analisar o cenário social dos últimos 09 anos, bem como o da pandemia, onde tivemos um aumento de aproximadamente 2% desta taxa de março a dezembro de 2020. Foram 76 municípios que aumentaram a taxa da proporção da população em situação de extrema pobreza. Estes dados foram sistematizados através da base do CadÚnico para programas sociais.