Loading...
  • Representantes de movimentos sociais participam da Semana Estadual da Diversidade

Sem categoria

Representantes de movimentos sociais participam da Semana Estadual da Diversidade

5 min. de leitura

Pautada na defesa dos direitos humanos também como causa LGBT, a 1ª Semana Estadual da Diversidade teve sua abertura realizada na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do Cefospe, Centro do Recife. A mesa de início foi formada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento; o Executivo de Segmentos Sociais da SDSCJ, Sérgio Moura; Jeane Aguiar, representando a Secretaria de Defesa Social (SDS); Leonora Pereira, do Movimento Nacional dos Direitos Humanos – Mães da Igualdade; Jair Brandão, do Conselho Estadual de Direitos da População LGBT e Thais Silva, do segmento LGBT surdo. Juntos, detacaram a importância da discussão de políticas públicas para a causa, assim como a conscientização da sociedade. “Não dá para separarmos os direitos humanos do segmento LGBT. Nossa luta é para que nossos filhos sejam acolhidos por esta sociedade”, comentou Leonora Pereira, do Movimento Mães da Igualdade .

A parceria com o Estado foi mais uma pauta do debate, que deixou claro que a instância pública conta com as ferramentas que dão condições de saúde, segurança, educação, mercado de trabalho para esta população, uma vez que boa parte sofre violência cotidiana, onde trabalham, estudam, vivem. “Estou orgulhosa de estar participando de um ato como este, que tem Isaltino Nascimento à frente, conhecido por nos ver como iguais. Vivemos momentos de angústia, com tanta violência e preconceito. Hoje, as pessoas nos vêem de forma diferente. Por isso, acredito num futuro melhor”, comemorou a representante do LGBT Surdo, Thaís Souza.

A SESS foi lembrada como o ponto inicial da criação do espaço público destinado à comunidade LGBT. Criada na gestão de Isaltino na SDSCJ e coordenada pelo Executivo Sérgio Moura, o espaço conta com a coordenadoria LGBT, para tratar exclusivamente deste segmento e tem Marcone Costa à frente. “Nosso objetivo é que ganhemos mais espaços, promovendo a causa do segmento e contando com a renovação e apoio dos quadros pessoais que temos em Pernambuco, para dar continuidade a este trabalho”, ressaltou Sérgio.

Lembrado por ser um dos precursores da bandeira LGBT no Estado, Isaltino lembrou que todo começo é difícil, mas que precisa acontecer. “Quando houve a 1ª Parada da Diversidade no Recife, não tínhamos quase ninguém para prestigiar o evento. Hoje, é o segundo maior do Recife. Isso é persistência pela força da causa. O movimento é grande e forte. Por isso, precisamos discutir o assunto amplamente com a sociedade, de modo a conscientizar as pessoas da necesidade das políticas públicas e da união da categoria, para alcançar ainda mais. Chamemos os integrantes dos movimentos sociais para debater, sejam eles héteros, gays, lésbicas, trans, para que deixemos claro que vivemos em uma sociedade onde plural, em defesa de todas as formas de amor”, disse Isaltino.

Foi a partir da análise de sociedade que a militante do Fórum LGBT, Rivânia Rodrigues se disse preparada para o debate. “Nosso desafio é transformar o estado de Pernambuco. Fiscalizamos o papel do Legislativo e Executivo do Estado e trazemos políticas públicas para a discussão.”

Painel – Após a abertura, uma mesa de debate foi formada por João Eduardo (Instituto Brasileiro de Homens Trans) e Ana Carla Lemos, do Comitê Internacional pró-lébicas, travestis e Trans. Mediado pelo coordenador da SESS, Marcone Costa, a conversa foi baseada em acontecimentos diários e troca de informações entre os convidados e plateia. “A saúde trans, por exemplo, ainda é falha, por ser uma situação muito específica. Os hormônios são caros e precisam ser receitados por quem entende o assunto. Não dá para os trans arriscarem a vida, tomando remédios durante anos e a prática comprometer a saúde deles, por falta de propriedade médica”, destacou Jair.

Para Ana Carla Lemos, a saúde da mulhere trans ainda é um tabu. “Precisamos sistematizar o movimento de lésbicas, dar continuidade ao trabalho que começou no final da década de 1980 e, em 1996, trouxe para a pauta do movimento, as lésbicas negras”, disse Ana Carla, ao convocar a plateia sobre a importância da militância.

A semana acontece até o próximo domingo (20). Confira, abaixo, a programação de amanhã:

9h – Recife – Debate Diversidades X Juventude

Onde: Centro da Juventude de Santo Amaro

14h – Oficina Tráfico de Pessoas X Diversidades

Onde: Sala de Reunião da SDSCJ;

14h: Segurança preventiva para a população LGBT

Onde: Escola Estadual Professor Benedito Cunha Melo – Av. Conjunto Praia do Sol – Barra de Jangada

19h – Diálogo com Empresários LGBT

Onde: Sintepe – Rua General José Semeão, nº 39 – Santo Amaro


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Termo de cooperação firmado com o TRE garante exercício do voto dos socioeducandos

O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco...

4 min. de leitura
Sem categoria

Sead participa de lançamento do Pernambuco Inclusivo

O Pernambuco Inclusivo, uma plataforma digital voltada para as questões da acessibilidade no Estado, foi lançado na manhã desta...

3 min. de leitura
Sem categoria

Conferência Estadual de Assistência Social debate avanços do SUAS e metas para 2026

Quase 900 pessoas estiveram reunidas durante dois dias, em Olinda, durante a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, para...

5 min. de leitura
Avenida Conde da Boa Vista, 1410 | Empresarial Palmira II - 2o Andar
Boa Vista | Recife / PE, CEP: 50.060-001
PABX: (81) 3183-0731
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_administracao
logo secretaria_assistencia logo agencia_estadual