A Cozinha Comunitária é uma ação do governo de Pernambuco, em parceria com municípios, que garante alimento de qualidade à famílias em vulnerabilidade alimentar e social, por intermédio do Programa Bom Prato. Este ano já foram inauguradas 39 cozinhas, subindo para 94 o número desses equipamentos em funcionamento no estado e que ofertam 200 refeições diárias, cada um deles. Em todo estado são ofertadas mais de 16 mil refeições diariamente. A Cozinha Comunitária é executada pela Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), que é ligada a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção a Violência e às Drogas (SDSCJPVD).
O Programa Bom Prato faz parte dessa iniciativa de cofinanciamento pactuado em 2023 para alcançar a meta de 156 cozinhas instaladas em 154 municípios Pernambucanos. A parceria entre governo e município garante a estrutura e a manutenção dos equipamentos, além de apoio técnico para operacionalização das cozinhas. As famílias beneficiadas são oriundas dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), cadastradas nos seus municípios para terem acesso a uma refeição nutritiva e de qualidade.
Para 2024, os esforços serão para cumprir o restante da meta pactuada em 2023, além de fazer nova pactuação, numa perspectiva de erradicar a fome em nosso estado. Segurança alimentar e nutricional faz parte de um BOM PRATO.