Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SDSCJ



SDSCJ

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) foi criada pela Lei nº 15.452, de 15 de janeiro de 2015, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo estadual. Tem a responsabilidade de planejar, executar, coordenar e controlar políticas públicas voltadas para as áreas da assistência social, do Sistema Socioeducativo, da articulação social, da criança e juventude, das pessoas com deficiência e de combate às drogas. O trabalho é voltado para o enfrentamento das expressões da questão social, principalmente de violações de direitos, prevenindo e protegendo pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade contra qualquer tipo de violência, estabelecendo a cultura de paz.
Com vistas à promoção do desenvolvimento social e da autonomia dos cidadãos e das cidadãs, planejar e apoiar a execução da política estadual de amparo às pessoas com deficiência, fortalecer a prevenção ao uso de drogas e prestar serviços de atendimento a usuários e familiares, desenvolver políticas de inclusão social e produtiva; atuar em articulação com a União e os municípios, consolidando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); controlar e manter em funcionamento o sistema socioeducativo, buscando a ressocialização do adolescente.

.


SEASS

A Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) tem como missão coordenar a gestão das políticas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional de forma integrada com as demais políticas públicas para promover o acesso a direitos, à melhoria da qualidade de vida e à proteção social, prioritariamente, à população em situação de vulnerabilidade e risco.




SIGAS


O Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social - SIGAS é constituído por indicadores sociais dos 184 municípios do Estado de Pernambuco e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e das ações da Política de Assistência Social desenvolvidas no Estado. Este instrumento constitui uma ferramenta capaz de armazenar informações e com isso produzir conhecimento acerca dos principais elementos que integram a referida Política. Caracteriza-se por ser um Sistema de Informação e de Comunicação que busca instituir adequação dos serviços aos padrões estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Acesse o SIGAS

Eventos


Links