O Programa está no terceiro ano de atividades e conta com a formação de mais de 10 mil alunos, em capacitações profissionais, ministradas em vários municípios de Pernambuco. A expectativa de ampliar o Programa visa atender um número ainda maior de pessoas, que já contam com Centros distribuídos em 51 municípios de Pernambuco e devem ser estendidos por outros 43. Os cursos são sugeridos pela população, de acordo com a região onde moram e que suscitem a maior possibilidade de geração de renda às suas famílias.
“Na região litorânea, por exemplo, fomos demandados pelos moradores a formar turmas que tivessem orientação para o trato com peixes e frutos do mar, para que a comercialização dos mesmos se tornasse o emprego deles. Nas regiões do semiárido, Sertão – que são afetadas pela seca -, já teremos cursos que contribuam com a melhoria da condição de vida dos moradores de lá. O PE no Batente representa oportunidade para o mercado de trabalho, aliada à força de vontade dessas pessoas e o empenho da quem faz parte desse Programa”, destacou Ana Célia.
Ao fazer um resgate do plano inicial do Programa, o executivo de gestão, Bruno José Barros, citou – em tom saudoso – o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos: “É uma honra poder contar com a continuidade de um programa exitoso como o PE no Batente, com o apoio do governador Paulo Câmara e lembrar que foi o olhar sensível do nosso querido ex-governador, Eduardo Campos, que fez nascer esse projeto. Agradeço a excelência do serviço prestado pelos nossos parceiros, pelos socioeducadores e, principalmente, pela força de vontade dos que aqui estão, para aproveitar a oportunidade de mudar, para melhor, o dia a dia de cada um. Boa sorte a todos e todas.”
Na ocasião, os convidados assistiram a apresentações dos jovens do Centro de Juventude de Santo Amaro – ligados ao projeto Vida Nova – que também pertence à SDSCJ. Música, dança e produção audiovisual animaram a plateia. E, para encerrar o ato, os representantes da mesa entregaram os kits de estudo a alunos das novas turmas deste semestre. Serão oito cursos de capacitação profissional, destinados a 250 moradores da Vila da Imibiribeira, Ilha de Deus e regiões vizinhas.
Programa – Pernambuco no Batente utiliza os Centros Sociais Urbanos (CSU) como espaço físico para o desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, articulação e desenvolvimento social. Além de capacitação profissional, também são realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, reuniões comunitárias e trabalhos ligados a empreendimentos para a sustentabilidade dos membros das comunidades.
As capacitações são nas áreas de confeitaria, corte e costura, auxiliar administrativo, mecânico automotivo, refrigeração, bordado manual, customização, confeitaria, operador de caixa e beleza e estética são direcionadas à população de baixa renda e vulnerabilidade social e estarão divididos entre os períodos de tarde e noite, para melhor atender às disponibilidades dos inscritos.
A SDSCJ também conta com a parceria de outras secretarias e órgãos do Estado, para dar encaminhamento às atividades de qualificação profissional desempenhadas pelo PE no Batente. Um balanço do trabalho entre 2013 e 2014 registra que 109 egressos das atividades de qualificação social, profissional e produtiva do CSU da Imbiribeira foram inseridos no mercado de trabalho formal.