Loading...

Sem categoria

Entusiasmo marca aula inaugural do PE no Batente

5 min. de leitura
O reconhecimento da população e o engajamento da equipe que faz o Programa PE no Batente representaram a aula inaugural no Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira – Grande Recife – terça-feira (31). A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude foi representada pelo secretário executivo de gestão, Bruno José Barros, em nome do secretário Isaltino Nascimento, temporariamente afastado das atividades por motivo de saúde; a secretária executiva de Assistência Social, Ana Célia Cabral e da gerente geral da executiva, Áquila Cabral de Melo. Também prestigiaram o ato a gerente da proteção social básica, Sâmia Guedes; Maria Gonçalo, coordenadora do PE no Batente; o presidente da Coonsult – Cooperativa de Consultores e Serviços Técnicos, Wagner Andrade; o coordenador do PE no Batente, Edson Fly e Ivanildo Mendonça, do Comitê de Desenvolvimento Comunitário. Além dos socioeducadores, alunos e familiares, que lotaram o salão do CSU.

O Programa está no terceiro ano de atividades e conta com a formação de mais de 10 mil alunos, em capacitações profissionais, ministradas em vários municípios de Pernambuco. A expectativa de ampliar o Programa visa atender um número ainda maior de pessoas, que já contam com Centros distribuídos em 51 municípios de Pernambuco e devem ser estendidos por outros 43. Os cursos são sugeridos pela população, de acordo com a região onde moram e que suscitem a maior possibilidade de geração de renda às suas famílias.

“Na região litorânea, por exemplo, fomos demandados pelos moradores a formar turmas que tivessem orientação para o trato com peixes e frutos do mar, para que a comercialização dos mesmos se tornasse o emprego deles. Nas regiões do semiárido, Sertão – que são afetadas pela seca -, já teremos cursos que contribuam com a melhoria da condição de vida dos moradores de lá. O PE no Batente representa oportunidade para o mercado de trabalho, aliada à força de vontade dessas pessoas e o empenho da quem faz parte desse Programa”, destacou Ana Célia.

Ao fazer um resgate do plano inicial do Programa, o executivo de gestão, Bruno José Barros, citou – em tom saudoso – o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos: “É uma honra poder contar com a continuidade de um programa exitoso como o PE no Batente, com o apoio do governador Paulo Câmara e lembrar que foi o olhar sensível do nosso querido ex-governador, Eduardo Campos, que fez nascer esse projeto. Agradeço a excelência do serviço prestado pelos nossos parceiros, pelos socioeducadores e, principalmente, pela força de vontade dos que aqui estão, para aproveitar a oportunidade de mudar, para melhor, o dia a dia de cada um. Boa sorte a todos e todas.”

Na ocasião, os convidados assistiram a apresentações dos jovens do Centro de Juventude de Santo Amaro – ligados ao projeto Vida Nova – que também pertence à SDSCJ. Música, dança e produção audiovisual animaram a plateia. E, para encerrar o ato, os representantes da mesa entregaram os kits de estudo a alunos das novas turmas deste semestre. Serão oito cursos de capacitação profissional, destinados a 250 moradores da Vila da Imibiribeira, Ilha de Deus e regiões vizinhas.

Programa – Pernambuco no Batente utiliza os Centros Sociais Urbanos (CSU) como espaço físico para o desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, articulação e desenvolvimento social. Além de capacitação profissional, também são realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, reuniões comunitárias e trabalhos ligados a empreendimentos para a sustentabilidade dos membros das comunidades.

As capacitações são nas áreas de confeitaria, corte e costura, auxiliar administrativo, mecânico automotivo, refrigeração, bordado manual, customização, confeitaria, operador de caixa e beleza e estética são direcionadas à população de baixa renda e vulnerabilidade social e estarão divididos entre os períodos de tarde e noite, para melhor atender às disponibilidades dos inscritos.

A SDSCJ também conta com a parceria de outras secretarias e órgãos do Estado, para dar encaminhamento às atividades de qualificação profissional desempenhadas pelo PE no Batente. Um balanço do trabalho entre 2013 e 2014 registra que 109 egressos das atividades de qualificação social, profissional e produtiva do CSU da Imbiribeira foram inseridos no mercado de trabalho formal.

 

MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Dois cursos do Capacita SUAS encerram suas inscrições amanhã

Os profissionais da assistência social dos municípios da Zona da Mata Norte e Agreste pernambucano podem se inscrever, nesta semana,...

3 min. de leitura
Sem categoria

SDSCJ promove seminário sobre Acolhimento Institucional

O Acolhimento Institucional será tema de seminário regional que será realizado na próxima quarta-feira, dia 04 de julho,...

2 min. de leitura
Sem categoria

Equipes estaduais orientam moradores de Jardim Monteverde sobre ações socioassistenciais

Equipes estaduais que atuam na assistência social voltaram, neste domingo (5), à localidade de Jardim Monteverde, no limite entre o...

2 min. de leitura
Avenida Conde da Boa Vista, 1410 | Empresarial Palmira II - 2o Andar
Boa Vista | Recife / PE, CEP: 50.060-001
PABX: (81) 3183-0731
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_administracao
logo secretaria_assistencia logo agencia_estadual