Pernambuco se faz representar com uma delegação de 64 delegados/as. Dentre eles estão Felipe Medeiros, superintendente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e Marília Torres da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN), da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS). Fazem parte, também, da delegação as representantes da equipe do Programa de Alimentação Escolar de Pernambuco Paula Darling e Rafaela Ravana. “A retomada dos processos conferenciais nas diversas política públicas nos sinaliza o fortalecimento da democracia e do diálogo no nosso país. Especialmente quando tratamos da Segurança Alimentar e Nutricional, não há outro caminho que não seja a construção coletiva. Enfrentar a fome é um desafio e Pernambuco se soma às vozes de todo país pra reafirmar que essa é uma pauta central do nosso governo”, ressalta Felipe Medeiros.
Cerca de 2 mil pessoas, vindas de todos os estados, estão reunidas em Brasília com o propósito de reconstruir a política pública de SAN para combater à fome no País. A abertura do evento contou com a mesa de diálogo “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. Uma Feira da Sociobiodiverdidade foi instalada no local para apresentar a diversidade alimentar que o Brasil tem espalhado por todo o seu território. Três eixos estruturadores nortearão os debates dessa 6ª Conferência:1.Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; 2. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada e 3. Democracia e Participação Social Local.
O evento segue até quinta-feira, quando acontecerá a plenária final com aclamação das propostas aprovadas para construção de III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), além da leitura do manifesto elaborado no evento.
A 6ª Conferência de SAN foi organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Em sua preparação, o Consea realizou 862 conferências municipais, 114 territoriais e 10 livres.