A Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), através do Programa Governo Presente, promoveu na manhã desta quarta-feira (07), no território de Muribeca Rua, em Jaboatão dos Guararapes, o primeiro Fórum Territorial de 2018, com temática voltada às políticas públicas para a juventude.
O Fórum Territorial tem, entre outros objetivos, fortalecer as políticas públicas nos territórios, incentivar o protagonismo juvenil e promover a cidadania. O evento aconteceu nas dependências da Escola de Referência do Ensino Médio Humberto Lins Barradas e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre estudantes da unidade, moradores, pais de alunos e lideranças comunitárias.
Os jovens, maioria no Fórum, levantaram os problemas que os afligem, nas áreas de educação, saúde, cultura e esportes. A secretária executiva da Seart, Mila Aguiar, afirmou que todos os pleitos serão encaminhados às instâncias responsáveis e, num outro momento, dentro de aproximadamente um mês, a comunidade será informada sobre as providências que serão adotadas.
Diretora da Escola Humberto Lins Barradas, Ana Luzia Souza, disse que o fórum supriu as expectativas da comunidade e “alavanca a possibilidade de soluções”. “Os moradores e os jovens saem daqui com esperanças de algumas mudanças, para melhor”, resume.
“Acreditamos que o Governo Presente possa resolver parte dos problemas que afligem a comunidade, sobretudo com relação à segurança”, comentou a moradora Cinthia Silva. Segundo ela, o transporte escolar é outra dificuldade encontrada por estudantes e pais de alunos, pois muitos residem em áreas distantes da escola, na zona rural.
Os Fóruns ocorrem a partir das articulações da Seart e do Programa Governo Presente – que é uma representação do Governo do Estado nos Territórios – com a intenção de conhecer as principais demandas das comunidades. Funciona como um espaço permanente de diálogo e interação entre o governo e a sociedade.