Mulheres que solicitaram inclusão no programa Mães de Pernambuco, até 25 de abril já poderão receber a primeira parcela de R$300, a partir do próximo dia 13 de maio, data anunciada pela governadora Raquel Lyra. O programa beneficia mães ou mulheres responsáveis por crianças de 0 a 6 anos, que se encontram em vulnerabilidade. O pagamento será disponibilizado pelo aplicativo Caixa Aqui, da Caixa Econômica Federal, banco que também emitirá o cartão de saque do benefício.
O Mães de Pernambuco foi lançado em março e é um dos módulos do Pernambuco Sem Fome. O programa é executado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), por intermédio da Secretaria Executiva da Assistência Social (SEASS). Ele vai beneficiar 100 mil mulheres mães biológicas ou cuidadoras de crianças que se encontram na primeira infância, que moram em Pernambuco e vivem em vulnerabilidade. Mulheres que recebem o bolsa família e têm suas informações atualizadas no CadÚnico e não fizeram sua solicitação de inclusão no programa, ainda podem fazer. É só acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, colocar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) e sua data de nascimento.
O novo prazo para solicitar inclusão inicia em 30 de abril e vai até 20 de maio, a prorrogação foi anunciada pelo secretário da SAS, Carlos Braga. “Quem fez a solicitação até dia 25 de abril, já recebe a primeira parcela agora em maio. Quem ainda não fez, tem entre os dias 30 de abril a 20 de maio para solicitar a inclusão. Porém, só receberão o benefício a partir de junho”, informa o secretário. A partir de junho, a data de recebimento do benefício será o 5º dia útil do mês.
Até o momento, cerca de 70 mil mulheres já tinham confirmado o seu interesse no programa. Além do site citado acima, as mulheres que encontrarem dificuldade em acessá-lo para saber se estão entre as contempladas pelo programa, podem procurar um Expresso Cidadão mais próximo, que seus funcionários estarão aptos a orientar e tirar dúvidas.
Os critérios de seleção são: residir em Pernambuco; ser responsável pelo sustento da família; estar grávida ou já ser mãe ou cuidadora de criança de 0 a 6 anos de idade; ser beneficiária do programa bolsa família, ter seus dados atualizados no CadÚnico e não ter vínculo empregatício formal.
Mais dúvidas podem ser tiradas pela Ouvidoria Social:
Ligue 0800.081.4421 ou mande e.mail para ouvidoria@sas.pe.gov.br