A inscrição para a Residência em primeira Infância (0 a 6 anos) foi prorrogada até o dia 28/01/2023. Essa pós-graduação é fruto de um convênio entre a UPE, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) e a Secretaria de Administração (SAD). Interessados/as devem acessa o edital pelo site da UPE: https://www.upe.br
Esta é uma iniciativa inédita no Brasil com o objetivo de ampliar a formação continuada de pós-graduação, na modalidade EAD, para profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, que atuam como técnicos e/ou gestores na área da primeira infância em Pernambucano. O curso tem a duração de um ano e o seu diferencial é ser intersetorial. “A gente quer trabalhar nesses profissionais a importância da intersetorialidade também, principalmente na primeira infância”, explica Flávia Veras, Superintente de Políticas para Infância.
Neste primeiro edital serão abertas 150 vagas. A certificação, será feita pela UPE que também fará parte do processo de planejamento das disciplinas e metodologia do curso, juntamente com as secretarias, Saúde, Educação e Esportes e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). A carga horária é de 380 horas/aula e a prática será cumprida no ambiente onde o profissional atua. A primeira turma deve iniciar agora em fevereiro. Além das aulas em EAD, acontecerão dois encontros presenciais, um na abertura do curso, onde acontecerá a aula magna, e um segundo para socialização dos projetos construídos pelos/as alunos/as participantes do curso.