Em alusão ao mês de combate ao suicídio, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude realizou, nesta quarta-feira (25), uma palestra com a especialista em neuropsicologia clínica Adriana Dantas, da Faculdade Esuda. Com o tema “Depressão e suicídio: o silêncio de um mal na atualidade”, o evento foi voltado para os servidores da secretaria e teve o objetivo de alertar sobre o aumento de casos no país.
A iniciativa, desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos com apoio da Secretaria executiva de Gestão e Planejamento, contou com a presença da secretária da pasta, Hélida Campos. “A palestra sobre depressão e suicídio foi um momento de reflexão e autoconhecimento, onde podemos observar e ajudar os colegas de trabalho, amigos e familiares. Sabendo da importância desse tema na atualidade, a SDSCJ, por meio do setor de RH, buscou a parceria com a psicóloga Adriana Dantas para falar sobre esse assunto. É preciso estar de ouvidos e olhos abertos para debater o tema. O nosso objetivo é envolver o nossos servidores na temática e dizer que a SDSCJ está junto, em defesa da vida”, afirmou Hélida.
A psicóloga falou sobre o aumento de casos de suicídio no Brasil e destacou a importância da prevenção. Adriana Dantas também pontuou que muitas vezes a pessoa do seu lado pode estar enfrentando problemas e dar sinais de tristeza. “A cada 40 segundos alguém no mundo interrompe a própria vida. Enquanto falo aqui, quantas pessoas comete atentado contra a própria vida? Sem contar as pessoas que não entram nas estatísticas, pois existem casos que não são notificados”, afirmou.
Ela citou casos de idosos abandonados por suas famílias e no avalanche de jovens que passaram a enfrentar esse problema na atualidade. Adriana explicou que a campanha do suicídio começou na década de 60, mas teve um crescimento recente. A especialista também afirmou que ainda não existe um dado fechado sobre o número de suicídios em Pernambuco