Ao todo foram formados 640 profissionais em cursos executados e certificados pela Faculdade Asces – Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico, de Caruaru.
O objetivo é oportunizar aos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social o acesso à qualificação, aos conhecimentos, aos conteúdos atualizados, desenvolvendo habilidades e atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, na perspectiva de contribuir para a efetividade da política de proteção social não contributiva.
No dia 2 de junho, a Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) realizou o I Seminário CapacitaSUAS/PE, cuja temática foi “Os desafios da educação permanente no Sistema Único de Assistência Social”. Aproximadamente 157 pessoas participaram do referido seminário que aconteceu no polo de Caruaru.
No período de 6 a 10 de junho, a Secretaria Executiva de Assistência Social realizou o Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – polo de Caruaru. Para essa ocasião, foram disponibilizadas duas turmas, com 100 vagas no total, para os profissionais com nível superior dos municípios da Região do Agreste, que atuam nas secretarias de Assistência Social dos municípios e estado.
No período de 13 a 17 de junho, a SEAS realizou o Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS – polo de Recife. Para essa ocasião, foram disponibilizadas duas turmas, cada uma com 50 vagas, para os profissionais com nível superior dos municípios da Região Metropolitana do Recife que atuam nas secretarias de Assistência Social dos municípios e estado.
Ambos cursos de Recife e Caruaru tiveram cada um carga horária de 40h. Aproximadamente 80 pessoas concluíram os cursos, num total de 160 participantes.
No período de 13 a 17 de junho, a SEAS realizou o Curso de Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas – polo Caruaru. Para essa ocasião, foram disponibilizadas uma turma com 50 vagas para profissionais com nível médio e superior que atuam diretamente ou indiretamente nas atividades de gestão dos fundos de assistência social dos municípios dos Agrestes Central, Meridional e, parte, do Setentrional. Aproximadamente 42 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 40h.
No dia 21 de junho, a SEAS realizou a Capacitação em Serviço, cuja temática abordada foi Metodologia de Trabalho com a Família. Para essa ocasião, foram disponibilizadas 50 vagas para profissionais com nível médio e superior que atuam na gestão e provimento dos serviços socioassistenciais do município de Caruaru. Aproximadamente 45 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 8h.
No dia 28 de junho, a SEAS realizou a Capacitação em Serviço, cuja temática abordada foi A Proteção Social Básica, com foco nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Atendimento Domiciliar a Pessoa com Deficiência e Idoso. Para essa ocasião, foram disponibilizadas 50 vagas para profissionais com nível médio e superior que atuam na gestão e provimento dos serviços socioassistenciais dos municípios de Carpina, Paudalho, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro. Cerca de 39 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 8h.
No dia 29 de junho, a SEAS realizou a Capacitação em Serviço cuja temática abordada foi Metodologia de Trabalho com a Família. Para essa ocasião, foram disponibilizadas 50 vagas para profissionais com nível médio e superior que atuam na gestão e provimento dos serviços socioassistenciais dos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 44 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 8h.
No dia 30 de junho, a SEAS realizou a Capacitação em Serviço cuja temática abordada foi Metodologia de Trabalho com a Família. Para essa ocasião, foram disponibilizadas 50 vagas para profissionais com nível médio e superior que atuam na gestão e provimento dos serviços socioassistenciais do município de Toritama. Cerca de 51 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 8h.
No período de 01 a 28 de junho, a Secretaria Executiva de Assistência Social realizou o I Módulo de Ensino a Distância – EaD. Para essa ocasião, foram disponibilizadas 200 vagas para os/as profissionais que atuam na provisão, gestão e controle social dos serviços da assistência social. Aproximadamente 102 pessoas concluíram o curso, com carga horária de 20h.