Ao longo de três dias, mais de 350 profissionais de 156 municípios receberam orientações sobre a construção de diagnósticos situacionais, identificação da capacidade instalada nos postos de atendimento, definição de metas e cronograma, além de informações sobre a utilização dos recursos do programa.
Michelle Rodrigues, Gerente de Gestão da Informação do SUAS, ressaltou a importância das oficinas de apoio à gestão, considerando-as uma iniciativa pioneira e de grande impacto na execução do PROCAD SUAS. Segundo ela, as orientações fornecidas aos profissionais dos municípios pernambucanos contribuirão para o planejamento de suas atividades, tanto na averiguação cadastral quanto na busca ativa de famílias pertencentes a grupos populacionais tradicionais e específicos, como povos indígenas e pessoas em situação de rua.
O PROGRAMA
Regulamentado pela Portaria MDS nº 871 de 29 de março de 2023, o PROCAD SUAS tem como objetivo fortalecer o Cadastro Único como tecnologia social de identificação de famílias em situação de vulnerabilidade, corrigindo distorções em sua base de dados. O programa visa facilitar o acesso a serviços, benefícios e programas sociais para pessoas que necessitam de assistência social e outras políticas públicas, mas que ainda não estão cadastradas ou possuem dados desatualizados. Além disso, busca atualizar e regularizar os registros dos cadastros unipessoais, realizar a busca ativa de famílias pertencentes a grupos populacionais tradicionais e específicos (GPTE), e promover a contratação, disponibilização e remuneração de pessoal, aquisição e alocação de bens e serviços que fortaleçam a capacidade institucional de atendimento do Cadastro Único. Um total de R$ 199,5 milhões foi repassado diretamente para estados e municípios para garantir a estrutura necessária à execução do PROCAD.