O Pernambuco Inclusivo, uma plataforma digital voltada para as questões da acessibilidade no Estado, foi lançado na manhã desta terça-feira (03), no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa (Alepe). O lançamento marca o primeiro ano de atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência.
Durante a solenidade foi apresentado um diagnóstico preliminar do atendimento às pessoas com deficiência em Pernambuco. É o resultado, resumido, de todas as audiências e reuniões realizadas pela Frente ao longo desse primeiro ano de atividades.
A criação do Pernambuco Inclusivo é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e tem como objetivos a escuta das necessidades das pessoas com deficiência, traçar uma panorâmica da questão da acessibilidade em Pernambuco e apresentar sugestões para melhorar o processo de inclusão dos deficientes.
“A partir da criação da Frente Parlamentar as discussões sobre a política para os deficientes foram ampliadas”, afirma o gestor da Sead, que foi um dos primeiros órgãos do Estado a participar das reuniões.
A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência é presidida pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) e conta com a participação de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa (Alepe), do Ministério Público (MPPE) e Defensoria Pública do Estado entre outros órgãos, entidades públicas e organizações da sociedade. Reúne-se semanalmente para traçar diagnósticos de como andam as políticas de atenção para a pessoa com deficiência no Estado.
Além do gestor da Sead, participaram do lançamento da plataforma digital, representantes do Unicef em Pernambuco, do Ministério Público da Infância e Juventude, da Promotoria de Educação do MPPE, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), OAB-PE, dos Conselhos Nacional (Conade), Estadual (Coned) e do Municipal (Comud-Recife) dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e ONGs ligadas ao segmento.