Nos dias 23 e 24 de agosto, a Executiva de Assistência Social da SDSCJ, por meio da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, realizou formação dirigida aos profissionais que atuam nos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Abraçar I e II.
O evento aconteceu no município de Garanhuns, atendendo à solicitação da Secretaria de Assistência Social e da Vara Regional da Infância e Juventude. Participaram 71 profissionais d diversas áreas como assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, advogada, enfermeira, técnico de enfermagem, educadores sociais/cuidadores, entre outras.
O tema trabalhado na formação foi o “Acolhimento Institucional: Qualificando o Atendimento às Crianças e aos Adolescentes”. A abertura foi feita pelo juiz Maurício Santos Gusmão Júnior e pela promotora Marinalva Severina de Almeida, com a presença da Secretária de Assistência Social, Célia Sobral, e as boas-vindas.
O objetivo do encontro é contribuir no aperfeiçoamento profissional para garantir a qualidade de atendimento, dentro dos marcos legais e teóricos que orientam a execução desses Serviços, como a Política Nacional de Assistência Social, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, e as seguintes orientações técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (CONANDA/CNAS-2009) e Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).