Loading...

Sem categoria

SEASS capacita técnicos municipais para preenchimento do CadÚnico

3 min. de leitura

A Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), através da Gerência de Proteção Social Básica (GEPSB), promoveu nesta quinta-feira (17), uma atividade de nivelamento com os coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) dos municípios da Região Metropolitana.

O objetivo foi tirar as dúvidas dos técnicos sobre a legislação, a operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o preenchimento dos formulários e a inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico. Eventos semelhantes serão realizados nas demais regiões do Estado nos próximos meses.

A preocupação da SEASS é evitar qualquer tipo de dificuldade na hora do preenchimento dos formulários (tanto para o BCP quanto do CadÚnico), que venha a prejudicar a população. Outra preocupação é acelerar o processo de cadastramento e alertar os beneficiários para o encerramento do prazo.

Limite – Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (de qualquer idade) que recebem o BPC têm até dezembro de 2018 para se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico.O prazo era 31 de dezembro de 2017, mas foi prorrogado pela portaria interministerial nº 05/2017 para dezembro deste ano.

O cadastramento ou atualização das informações podem ser feitos nos CRAS ou nas secretarias municipais de Assistência Social, mas quem perder esse novo prazo terá o benefício suspenso automaticamente. Em Pernambuco, 309.891 pessoas recebem o BPC, mas 120.282 beneficiários (74.594 pessoas com deficiência e 45.688 pessoas idosas) ainda não fizeram a inscrição no CadÚnico.

O cadastramento pode ser feito pelo próprio beneficiário ou pelo responsável familiar, que deve estar de posse do CPF, RG e comprovante de residência de todas as pessoas queresidem com o mesmo. “É importante que as pessoas não deixem tudo para a última hora, o que pode gerar tumultos, desconfortos e superlotação nos locais de inscrição”, afirmou a técnica de Referência do BPC da Gerência de Proteção Social Básica (GEPSB) da SEASS, Sandra Souza.


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

SNAS realiza pesquisa de medida socioeducativa em meio aberto

Uma grande pesquisa sobre medidas socioeducativas em meio aberto está em andamento e segue até o dia 2 de março. A iniciativa...

2 min. de leitura
Sem categoria

Juventude Presente abre inscrições para oito mil jovens em cursos profissionalizantes

Os jovens pernambucanos que desejarem se inscrever gratuitamente para os cursos do projeto Juventude Presente podem se dirigir neste sábado...

5 min. de leitura
Sem categoria

Está disponível o boletim sobre Pesquisa Nacional sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Está disponível o Boletim Informativo 004/2018, que traz como temática a análise acerca dos resultados da Pesquisa...

1 min. de leitura
Avenida Conde da Boa Vista, 1410 | Empresarial Palmira II - 2o Andar
Boa Vista | Recife / PE, CEP: 50.060-001
PABX: (81) 3183-0731
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_administracao
logo secretaria_assistencia logo agencia_estadual