Para unificar as ações e construir um canal de relacionamento entre o poder público e a população, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) reúne todos os conselhos vinculados às políticas do órgão em um mesmo endereço e inaugurou o espaço nesta segunda-feira (02). Já em funcionamento, a Casa dos Conselhos está localizada no pavimento térreo do prédio da ProRural, na Rua Gervásio Pires, no bairro da Boa Vista.
A Casa abriga oito conselhos estaduais e um colegiado, são eles: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude (CEPPJ), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (CEDLBGT), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual de Política Sobre Drogas e o Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
Com a nova estrutura, o secretário estadual da pasta, Sileno Guedes, destaca que os conselhos terão melhores condições de fortalecer a discussão das políticas públicas e consolidar as atuações pela garantia dos direitos da população. “Essa era uma demanda antiga dos seus representantes. Concentrar os conselhos em uma mesma estrutura vai ajudá-los a aprimorar as estratégias e atividades conjuntas e, consequentemente, melhorar a qualidade do atendimento à população. Reunir os conselhos é fortalecer a sociedade civil e os segmentos representados nesses espaço. Sob a orientação do governador Paulo Câmara, buscamos atender essa demanda e reunimos num único espaço esses oito conselhos mais um colegiado, pois entendemos que o papel dessas instituições é de extrema importância para a intensificar o controle social, trazendo a sociedade para participar das construções das políticas públicas”, pontua o gestor.
POSSE
Junto a inauguração da Casa do Conselhos haverá a posse dos conselheiros estaduais da Assistência Social (Ceas), nomes que representarão a sociedade civil no órgão no próximo biênio. A composição do Ceas é de 18 conselheiros titulares e 18 conselheiros suplentes, onde 50% é de representantes governamentais e a outra metade da sociedade civil. A secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude será representada pelo secretário-executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, além de Shirley Samico.