Loading...
  • Seminário Estadual Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social foi sediado em Caruaru

Sem categoria

Seminário Estadual Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social foi sediado em Caruaru

4 min. de leitura

Com o objetivo de aproximar e melhor integração do Sistema Único da Assistência Social e da Politica de da Política de Assistência Social com as instituições do Sistema de Justiça, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEAS) junto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e parceiros, realizaram durante todo dia de ontem (15), o Seminário Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social – SUAS do Agreste Central.

O evento foi realizado no campus II da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) na Capital do Agreste, e contou com a presença de mais de 180 pessoas divididas entre representantes dos 26 municípios do Agreste Central, bem como do Secretario de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, Dr. Paulo Augusto e Dr. Marco Aurélio Farias, Promotores de Justiça, Ana Rita Suassuna, Presidente do COEGENAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social, Ana Célia Cabral, Secretaria Executiva da Assistência Social, Martha Melo, Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Sociais de Caruaru, integrantes da assistência social e técnicos da Justiça.

Segundo o Secretário Isaltino Nascimento, o debate compartilhado com o SUAS e o Sistema de Justiça é o viés principal para a construção de planos que buscam soluções e melhorias de atenção ao cidadão. “Temos que planejar e definir juntos as competências da Assistência Social e do Judiciário, para que haja o desenvolvimento mútuo, só assim conseguiremos êxito e garantiremos o direito de todos”, completou.
O Seminário iniciou às 9h com painéis debatendo a Lei Brasileira de Inclusão – LBI, Fluxograma do Atendimento protetivo, Regionalização e Reordenamento da Média e Alta Complexidade. À tarde os participantes foram divididos em 04 oficinas temáticas: Sistema de justiça e SUAS: Serviço de Acolhimento para criança e adolescentes e Serviço de Família Acolhedora; Sistema de Justiça e SUAS: Serviço de Acolhimento para Pessoas Idosas; Sistema de Justiça e SUAS: Serviço de Acolhimento para adultos e pessoas com deficiência (Residência Inclusiva) e Sistema de Justiça e SUAS: um debate sobre ética profissional.

SUAS – Instituído em 2005 por meio da Lei 12.435/2011, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), descentralizado e participativo, tem a função de gerir o conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. O Sistema consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, de modo articulado e complementar, operam a proteção social não contributiva de seguridade social no campo da assistência social.


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Assistência social no Sertão do São Francisco recebe mais de meio milhão de reais pelo Plano Retomada

Durante toda esta quarta-feira (15), o Governo de Pernambuco fez anúncios de investimentos nas políticas de assistência social e...

2 min. de leitura
Sem categoria

Rede de Cidadania chega ao bairro de Campo Grande

Moradores do bairro de Campo Grande e comunidades do entorno recebem esta semana a Rede de Cidadania, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento...

3 min. de leitura
Sem categoria

Pernambuco sem Fome e com acolhimento à mulheres

Um Programa que agrega transferência de renda direta à mães de baixa renda, alimento para pessoas em vulnerabilidade e...

4 min. de leitura
Avenida Conde da Boa Vista, 1410 | Empresarial Palmira II - 2o Andar
Boa Vista | Recife / PE, CEP: 50.060-001
PABX: (81) 3183-0731
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_administracao
logo secretaria_assistencia logo agencia_estadual