Uma grande pesquisa sobre medidas socioeducativas em meio aberto está em andamento e segue até o dia 2 de março. A iniciativa partiu da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) que tem o objetivo de conhecer a realidade das ações nos municípios brasileiros, com o apoio da coordenação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Os responsáveis pelo preenchimento são os gestores municipais e os técnicos que atuam na
Vigilância Socioassistencial e na Proteção Social Especial, que coletarão as informações necessárias junto aos responsáveis pela execução de Medidas Socioeducativas em meio aberto no município. A pesquisa deve abranger todos os municípios, mesmo aqueles que não oferecem o serviço, para que uma avaliação mais precisa da demanda que chega ao SUAS.
Os ofícios institucionais serão encaminhados para os gestores estaduais e municipais de assistência social e os questionários, já enviados aos técnicos e gestores, estarão disponíveis em sistema eletrônico a partir do dia 19. Em breve, será disponibilizado também o link para inserção dos dados no sistema.